Prémio Missão 70/26 – 3.ª Edição
Comunicação na HTA – Criar Laços para Controlar


Apoiar a implementação de projetos e iniciativas que possam otimizar a comunicação na Hipertensão (HTA) é o principal objetivo desta 3.ª edição do Prémio Missão 70/26.

O foco é melhorar a forma como se fala de HTA junto de diferentes públicos — profissionais de saúde, doentes e comunidade, contribuindo para um melhor controlo da Pressão Arterial.

Visão

Estimular a criatividade e inovação dos projetos e a sua aplicabilidade, valorizando o papel da comunicação na HTA, enquanto ferramenta para promover a literacia em saúde, aumentar a adesão à terapêutica e contribuir para um melhor controlo tensional dos doentes hipertensos.

Prémio Missão 70/26 – 3.ª Edição
Comunicação na HTA – Criar Laços para Controlar

Em Portugal, a Hipertensão é o fator de risco para as doenças cardiovasculares mais comum, pelo que o controlo tensional, ainda deficiente entre os doentes hipertensos portugueses1, é fundamental.

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) lançou, assim, a Missão 70/26, com o objetivo de, até 2026, alcançar um grau de controlo tensional em, pelo menos, 70% dos doentes hipertensos, dos 18-64 anos, vigiados pelos Cuidados de Saúde Primários.

Entre as várias iniciativas que integram este programa estratégico, o Prémio Missão 70/26 visa apoiar projetos que contribuam para este objetivo.

A 3.ª Edição do Prémio Missão 70/26 é dedicada à Comunicação na Hipertensão (HTA), estimulando projetos e iniciativas que promovam uma comunicação eficaz, contribuindo para aumentar a literacia em saúde, para o fortalecimento da relação entre profissionais de saúde e entre profissionais de saúde e doentes e, consequentemente, para um melhor controlo da Pressão Arterial.

Esta edição desafia os participantes a refletirem sobre o papel da comunicação na gestão da Hipertensão.

  • Como transmitir mensagens úteis e motivadoras sobre HTA?
  • Que laços podem ser construídos entre profissionais de saúde e doentes?
  • Que laços podem ser construídos entre profissionais de saúde?
  • De que forma pode a comunicação tornar-se um motor de mudança para melhorar o controlo da HTA, reduzir o risco cardiovascular e melhorar a qualidade de vida?

Criatividade

Colaboração

Impacto

Visão

Promover a colaboração

Reconhecer e premiar projetos que contribuam para valorizar o papel da comunicação na HTA, de forma criativa, colaborativa e centrados na utilidade prática para os doentes hipertensos.

Maximizar o impacto das iniciativas

Contribuir para maximizar o impacto das iniciativas focadas na comunicação, enquanto ferramenta estratégica para promover a literacia em saúde, reforçar a adesão à terapêutica e estabelecer uma relação de proximidade entre profissionais de saúde e doentes hipertensos, contribuindo para um melhor controlo tensional desta população.

Objetivos

Apoiar

O desenvolvimento de iniciativas ou projetos criativos e inovadores que tenham como foco a comunicação como forma de aproximar profissionais de saúde e doentes, criando laços e desenvolvendo parcerias e, assim, contribuir para um melhor controlo tensional.​

Reforçar

A importância estratégica da comunicação para um melhor controlo dos valores tensionais, otimizando os resultados de saúde, através de iniciativas e projetos de utilidade reconhecidamente clínica e com impacto na comunidade.

Incentivar

O desenvolvimento de projetos colaborativos entre profissionais de saúde, unidos pelo mesmo propósito e centrados no objetivo comum de impactar positivamente a promoção da saúde no âmbito da Hipertensão e risco cardiovascular, nomeadamente através de uma melhor e maior comunicação.​

Uma melhor comunicação conduz a um melhor conhecimento e a uma melhor gestão e controlo da Pressão Arterial.

Parceiros

O contributo de vários parceiros valoriza esta iniciativa e aumenta a sua notoriedade e valor médico-científico.

Elementos do Júri

O Júri do Prémio Missão 70/26 – Comunicação na HTA é constituído por instituições e individualidades com reconhecidas competências necessárias à avaliação das candidaturas em concurso. O Júri garante o rigor, credibilidade e isenção no cumprimento dos requisitos necessários à elegibilidade e avaliação das candidaturas submetidas.

Rosa de Pinho

Medicina Geral e Familiar

Sociedade Portuguesa de Hipertensão

Ver mais

Sara Carmona

Medicina Geral e Familiar

Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar

Ver mais

Diogo Cruz

Medicina Interna

Sociedade Portuguesa de Aterosclerose

Ver mais

Cristina Gavina

Cardiologia

Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Ver mais

Rodrigo Leão

Medicina Interna

Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

Ver mais

Cristina Vaz de Almeida

Esp. em Literacia em Saúde

Sociedade Portuguesa
Literacia em Saúde

Ver mais

Ema Paulino

Ciências farmacêuticas

Associação Nacional das Farmácias

Ver mais

António Conceição

PT.AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos

Ver mais

Timeline

Missão 70/26

A Missão 70/26 é um iniciativa que visa a promoção da literacia em saúde e a sensibilização para a prevenção, gestão e controlo das doenças cardiovasculares e condições de saúde associadas à Hipertensão.

O objetivo traçado para este projeto é de, até 2026, alcançar um grau de controlo tensional em, pelo menos, 70% dos doentes hipertensos, entre os 18-64 anos, vigiados pelos cuidados de saúde primários.

Nesta iniciativa são implementadas ações que potenciem o controlo dos valores tensionais e a adesão à terapêutica dos doentes que sofrem de Hipertensão, melhorando dessa forma a qualidade e eficácia dos cuidados prestados, e contribuindo para ganhos em saúde na população.

A Missão 70/26, contempla um conjunto de iniciativas a implementar durante um período de 4 anos, que envolverá por exemplo a realização de formação, eventos científicos, campanhas de awareness, entre outras.

Promotores

Iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão em parceria com a Servier Portugal.

Os promotores são responsáveis pelas diferentes etapas da iniciativa, desde a criação do conceito, até à sua implementação.

A divulgação dos premiados, depois da sua seleção pelo Júri, é da responsabilidade dos promotores.

Vencedores do Prémio Missão 70/26
2.ª edição – Literacia HTA

Vencedor do 1.º Prémio

– Projeto: Sem Pressão, Sempre São
– Participantes:
Maria Rita de Moura Guedes Abecasis
Ana Gorjão
Maria Leonor Bernardes

USF da Baixa, ULS São José

Vencedor do 2.º Prémio

– Projeto: BPM – Basear, Promover, Mudar
– Participantes:
Ana Margarida Rabaça Alexandre
Hugo Alexandre
Carmen Brás Silva
Flora Correia
João Sérgio Neves

Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto; Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; ULS S. João, Universidade Lusófona, Ciências da Nutrição, Lisboa; Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação.

Menções Honrosas:

– Projeto: A(tensão): alerta silencioso que revela o futuro
– Participantes:
Rui Diogo Oliveira Rodrigues
Mariana Santos Henriques

USF Carcavelos, ULS Lisboa Ocidental

– Projeto: App HiperArt
– Participantes:
Sara Vanessa de Amorim Leite
Inês Trindade
António Barros
Carolina Carneiro
Joana Silva
Antonieta Barbosa
Helena Milheiro
Vanessa Rodrigues

USF Anta, ULS Gaia/Espinho

Referências:
1. Polónia J, Martins L et al., PHYSA – Journal of Hypertension 2014, 32:1211-1221

Este é o desígnio maior da Sociedade Portuguesa de Hipertensão: promover o controlo e proteção dos doentes Hipertensos em Portugal.

Através do projeto “Missão 70/26”, junte-se à Sociedade Portuguesa de Hipertensão, aumentando o número de Hipertensos controlados em Portugal. Juntos vamos diminuir esta pandemia do nosso país.